Awesome Image
Awesome Image

Documentos Informativos

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD




Mais sobre

Nossas Barragens

Barragem é uma estrutura artificial com o objetivo de conter água, sedimentos, rejeitos ou resíduos.  As barragens, atualmente, estão ligadas a diversas atividades que possibilitam benefícios ao desenvolvimento humano, como por exemplo:

1 Produção de energia elétrica;
2 Abastecimento de água;
3 Controle de cheias em períodos chuvosos;
4 Irrigação agrícola;
5 Disposição de rejeitos ou resíduos;Lazer e turismo.

As barragens do Complexo Minerário da COMIPA

A COMIPA possui em seu Complexo Minerário 2 barragens para contenção de sedimentos carreados pela ação das águas de chuva.

Contenção de Sedimentos:
As águas pluviais que carreiam sedimentos provenientes da área da mina são contidas por barragens com o objetivo de promover a clarificação das águas. Nos períodos de seca, os sedimentos armazenados são removidos e depositados em locais apropriados, de forma a manter a capacidade de amortecimento da estrutura. 

Projeto 
As barragens em operação foram projetadas e construídas em aterro compactado e sobre uma fundação resistente. O sistema extravasor ou vertedor implantado é dimensionado para chuvas com tempo de retorno de 10.000 anos.

Como as barragens são gerenciadas 
As barragens da COMIPA são gerenciadas por uma equipe especializada composta por engenheiros, técnicos e profissionais capacitados que cuidam da segurança de todas as fases da vida útil das barragens. 

Monitoramento 
O monitoramento das estruturas é realizado em tempo integral, a partir de instrumentação automatizada e câmeras de alta resolução ligados ao Centro de Monitoramento Integrado – CMI, em parceria com a CBMM. Além disso, as equipes de campo inspecionam periodicamente as barragens, monitoram os instrumentos e identificam o estado de conservação da estrutura. 

Manutenção 
A manutenção das barragens é realizada por equipe técnica com o apoio de empresas especializadas. Toda e qualquer manutenção necessária é realizada dentro dos critérios de engenharia e com acompanhamento integral das atividades. 

Fiscalização
As barragens do Complexo Minerário da COMIPA são fiscalizadas periodicamente por órgãos reguladores em atendimento às legislações vigentes. Além disso, são auditadas por profissionais externos ao quadro de funcionários da Companhia, com o objetivo de avaliar os procedimentos, as condições de segurança e os registros operacionais, bem como atestar a condição de estabilidade da barragem.